segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cupcake de Aniversário

Hoje resolvi matar vários coelhos com uma cajadada só!

O blog estava bem paradinho, ne? Apesar das férias as coisas andam bem movimentadas! Além disso, vim ajudar uma amiga que está p/ fazer aniversário! No meu, fiz uns cupcakes e o da Nigella (obviamente! rs) fez o maior sucesso... Realmente, até hoje não comi um mais fofo! =D Como ela me pediu a receita, resolvi não ser egoísta e, já que ia digitá-la, postar p/ todos por aqui... Ainda, aproveito para divulgar um projeto que ainda é novo mas já está bem formado: a Mais que lembranças, uma empresa especializada em lembranças personalizadas para todos os tipos de evento. A foto dos cupcakes é até de lá (olhem a marca d'água!!!) pois ele é um produto do nosso portfólio. Visitem o site e o blog (nesse tem dicas sobre os diversos tipos de eventos e lembranças!).


Cupcakes de baunilha com recheio e cobertura de ganache
Ingredientes
Massa
Retirada do "Nigella Express", de Nigella Lawson
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
125g de açúcar
02 ovos
125g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
01 colher (chá) de fermento em pó
01 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio e cobertura (ganache de chocolate ao leite)
500g de chocolate ao leite (usei blend, de chocolate ao leite e meio amargo)
01 caixinha de creme de leite UHT homogeneizado (200g)

Modo de Preparo
Massa
Pré-aqueça o forno a 200oC. Forre 12 buracos de forma de muffin com forminha de papel. Numa vasilha, bata a manteiga e o açúcar (pode ser na mão mesmo mas eu preferi bater na batedeira e aerar mais a massa). Assim que a mistura tiver clara e fofa (aproximadamente 04 minutos), junte os ovos um a um com um pouco da farinha, batendo bem a cada adição. Junte o resto da farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e, por último, a baunilha. Misture bem. Divida a massa igualmente entre as forminhas de papel (encha mais ou menos 2/3 de cada forminha). Ponha no forno e asse por 15 a 20 minutos, ou até que os bolinhos estejam assados e dourados (faça o teste do palito). Tire os bolinhos da assadeira e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Recheio e cobertura
Coloque os ingredientes em uma vasilha e leve ao microondas até derreter (aproximadamente 03 minutos em potência média). Cuidado para não queimar o chocolate! Lembre-se que para derreter ele precisa de tempo, calor e movimento! Logo, não volte ele pro microondas antes de mexer bem a mistura. Reserve, deixando esfriar.

Montagem
Quando os bolinhos estiverem frios, tire a "tampa" de cada um com uma faca (se eles não crescerem o suficiente, corte um círculo na parte de cima de cada bolinho). Recheie cada bolinho com auxílio de uma colher de chá e recoloque a tampa de massa, "fechando" o bolinho novamente. Por fim, decore o cupcake com o restante da ganache, utilizando um saco de confeiteiro e o bico que achar mais bonito! Queria ter decorado com bico pitanga mas ele entopiu e acabei fazendo apenas com o saco de confeiteiro, sem bico nenhum (p/ vocês verem que também funciona! =D).

Rendimento: 12 porções.
P.S.: essa foto foi da minha "mesa" de doces no meu aniversário do ano passado... Fiz numa escrivaninha antiga e fofa daqui de casa! O suporte de cupcakes fui eu quem fiz! =D E, claro, todos os doces... Prometo postá-los, aos poucos, por aqui! Assim como a outra receita de cupcake (o de chocolate com manteiga de amendoim). Postei esse antes pois não tem nem comparação! Ele é realmente O melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário