sexta-feira, 5 de março de 2010

Risotto de Camarão

Depois desses dias chuvosos aqui em BH nada melhor do que um risotto quentinho p/ acalentar a alma (e o estômago), não é mesmo? Amo camarão então... nada + adequado!! Ficou bem característico! O sabor do camarão foi sentido mas sem inibir os outros ingredientes (vinho e queijo!)...


Risotto de Camarão
Ingredientes
500g de camarão descascado
02 ½ xícaras de arroz arbóreo
02 cebolas pequenas
01 talo de salsão (aipo)
½ cubo de caldo de legumes
01 cálice de vinho branco seco (usei Chardonnay)
80g de manteiga sem sal
150g de queijo parmesão ralado na hora
Sal a gosto (eu não coloquei!)

Modo de Preparo
Tempere o camarão com limão e cozinhe-o até ficar al dente (cuidado! Não o deixe cozinhar demais para ele não ficar borrachudo! Até porque ele será adicionado ao risotto já cozido mas ainda cozinhará um pouco). Reserve o camarão cozido e a água que soltar dele.
Em um caneco, dilua o caldo de legumes conforme as instruções da embalagem e deixe-o aquecido, em fogo baixo constante (eu coloquei aproximadamente 05 xícaras de água).
Em uma panela de fundo grosso, coloque um fio de azeite e acrescente o aipo e a cebola já picados. Mexa até cozinhá-los (eles ficarão translúcidos). Adicione o arroz e mexa bem. Em fogo médio-baixo acrescente o cálice de vinho e continue mexendo, até observar que o líquido evaporou quase todo. Abaixe o fogo para o mínimo e vá acrescentando o caldo de legumes e o caldo formado pela água do camarão, alternada e vagarosamente, 01 xícara por vez. Não pare de mexer e deixe-o sempre submerso em caldo! Quando notar que o caldo está quase acabando, acrescente mais. Passados aproximadamente 15 minutos, prove um grão de arroz; se ele ainda estiver com consistência farinhenta e o caldo tiver acabado, acrescente água (sempre aquecida!) ao risotto e continue até senti-lo al dente. Desligue o fogo e junte o queijo e a manteiga. Misture bem, até derretê-los por completo e, só aí, corrija o sal. Tampe a panela e deixe descansar por 05 minutos (não ultrapasse este tempo!) antes de servir.

Dica: Se antes de tampar a panela você achar que o risotto já está numa consistência boa, acrescente mais ½ ou até 01 xícara de caldo (ou água) aquecido, pois o risotto “encorpará” mais ao descansar e, caso ele já esteja “encorpado” ficará muito “argamassa” após os 05 minutos.

Não coloquei autoria porque não me baseei em um risotto de camarão específico... fui seguindo dicas sobre risotto e colocando o que considerava que ficaria bom!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário