domingo, 2 de maio de 2010

Financiers


Minha paixão por financiers surgiu quando, num dia frio antes da faculdade, resolvi passar na Cafeteria do Verdemar e tomar um chocolate quente. Acompanhado pela bebida, veio um bolinho meio biscoitinho: crocante por fora, molhadinho por dentro e extremamente saboroso! Claro que tive que passar na padaria deles e comprar uma caixinha, fabricada lá mesmo. Depois, experimentei outros (c/ laranja, de chocolate...) e percebi que nada superava o original!! Observando os ingredientes da etiqueta percebi que aquilo não poderia ser difícil de reproduzir em casa mas acabei esquecendo de procurar a receita por um tempo... Um dia, num dos "menu do dia" do Petitchef, recebi uma receita de Financier e resolvi fazer uma busca geral de receitas. Acabei vendo a quantidade de todas e adaptando a meu gosto, por isso, não coloco a autoria aqui, foi uma mescla de tudo o que eu encontrei...


Financiers
Ingredientes
90g de manteiga sem sal derretida
100g de açúcar de confeiteiro peneirado
30g de farinha de trigo peneirada
70g de amêndoas moídas bem finas e peneiradas*
05 claras de ovos grandes

Modo de Preparo
Pré-aqueca o forno à 200ºC. Utilize uma colher de sopa da manteiga derretida para untar as formas (eu usei aquela redondinhas, pequenas, de mini pão de mel porque gosto de financiers menores mas você pode usar até mini formas de bolo inglês). Bata as claras numa tigela, com um garfo, até espumarem (só até espumarem, ok? Não é clara em neve! E é c/ o garfo mesmo! Nada de batedeira!!). Peneire o açúcar de confeiteiro e a farinha de trigo encima das claras espumadas. Misture levemente com uma espátula para não quebrar as bolhas de ar da massa. Acrescente as amêndoas moídas e mexa delicadamente. Adicione a manteiga derretida e esfriada à mistura. Mexa até misturar os ingredientes. Encha ¾ de cada forma, coloque-as sobre uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Asse na grade do meio por 10 minutos. Após este tempo vire a forma e leve de volta ao forno por mais 7-10 minutos até assar totalmente (teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de desenformar. Termine o resfriamento na grade de biscoitos.

Maxi Financier (rs!)

Rendimento: aproximadamente 24 unidades (feitas em mini forma de pão de mel).

*No Brasil, é comum a substituição da amêndoa pela castanha de caju (por ser mais típica e mais em conta!). As duas primeiras fotos são da primeira vez que testei a receita, c/ amêndoas. Achei muito suave e, em um dia de picnic, repeti a receita c/ castanha de caju (terceira foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário