domingo, 21 de novembro de 2010

Banana bread

Há um tempo atrás, procurando receitas para gastar umas bananas super maduras, encontrei no livro "How to be a domestic goddess", da Nigella, uma receita um pouco diferente dos "Banana Bread" que estava costumada a ver. Banana bread é um bolo/pão comum nos EUA; eu o considero mais um bolo mesmo pois não vejo nada de "pão" em sua consistência... Mas, confesso, que não é muito difícil me agradar com receitas de banana! Ainda mais essa, com um toque especial de passas e nozes! =D


Banana bread
Extraído de "How to be a domestic goddess", de Nigella Lawson
Ingredientes
1/2 xícara rasa de passas claras (1)
06 colheres (sopa) de rum carta ouro (escuro)
01 xícara + 02 colheres (sopa) de farinha de trigo
02 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio (2)
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida
1/2 xícara de açúcar
02 ovos grandes em temperatura ambiente
04 bananas pequenas, bem maduras, amassadas
1/4 xícara de nozes picadas
01 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo
Coloque as passas e o rum em uma panela pequena e leve ao fogo para ferver. Assim que isto acontecer, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por uma hora, ou até as passas absorverem quase todo o líquido, então, drene-as e reserve-as. Pré-aqueça o forno a 180oC. Coloque a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal em uma vasilha média e misture bem. Em uma vasilha grande, misture a manteiga derretida e o açúcar e bata até misturar. Adicione os ovos, um a um, batendo para misturar e, em seguida, as bananas amassadas. Então, misture (com uma espátula) as nozes picadas, as passas drenadas e o extrato de baunilha. Adicione os secos, 1/3 de cada vez, mexendo bem a cada adição para misturar. Unte uma forma de bolo inglês e asse por 45 minutos ou até que um palito, quando espetado no centro da forma, saia limpo. Deixe esfriar na forma e desenforme frio.

(1) eu usei escuras porque não gosto das claras!! E achei que combinou muito bem!
(2) coloquei 1/4 pois não gosto do gosto residual que o bicarbonato de sódio deixa nos bolos...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tomates ao Forno


No meu aniversário deste ano, semana passada, resolvi não fazer nada demais e apenas chamar minhas amigas mais próximas p/ virem aqui em casa, assim, teria desculpas suficientes p/ me enfiar na cozinha um fim-de-semana inteiro c/ os preparativos! rs... (1)

Como entradinha, p/ pesticar, fiz uma receita prática da Nigella que, realmente, se mostrou "express" porque não fiz exatamente como a receita pedia mas, digo que ficou muito bom!!!

Tomates ao Forno
Ingredientes
Extraído do livro "Nigella Express", de Nigella Lawson
500g de tomates-cereja (usei mini italiano, aquele que parece uma uva)
01 colher (chá) de sal comum
1/4 colher (chá) de açúcar
01 colher (chá) de tomilho seco (usei orégano)
02 colheres (sopa) de azeite de oliva (usei extravirgem)

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 220oC. Corte os tomates ao meio e ajeite numa assadeira com o lado cortado virado para cima. Polvilhe com o sal, o açúcar, o tomilho (no meu caso, orégano), e o azeite de oliva. Ponha no forno e, imediatamente, desligue a chama. Deixe os tomates no forno, sem abrir a porta, durante a noite ou por um dia inteiro. (2)

(1) Reparem na foto que tem uma plaquinha!! Fiz várias tags p/ identificar cada coisa, p/ que meus convidados soubessem o que estavam comendo! Rs... Tirei essa ideia de vários blogs, brasileiros e americanos, quando estava pesquisando mimos p/ minha comemoração... Achei de tão bom gosto que resolvi fazer os meus! Seguindo a padronagem que meu namorado criou (c/ a minha ajuda) p/ o "Save the date" - outra ideia de blogs p/ convidar as pessoas que, no meu caso, foi virtualmente!

(2) Essa foi a parte que eu não segui... Precisava do forno p/ preparar cupcakes, a outra entradinha, esquentar os pastéis, enfim... muita coisa! E não daria p/ seguir a receita! Mas gostei muito do resultado... Acredito que deixando uma noite inteira ficaria ainda mais delicioso e concentraria os sabores. Bom, quem sabe num outro evento e c/ mais calma, ne?

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bolo de Melado de Cana


Já tá todo mundo falando de Natal, então... é hora de tirar as receitinhas dessa época da gaveta!!! Aproveitando o feriado, queria fazer um bolinho gostoso, nessa chuvinha que anda caindo aqui em BH nada melhor p/ um chá da tarde!

Estava c/ um melado de cana precisando ser gasto (comprei no impulso e não fiz nenhuma receita c/ ele!!) e, caindo como uma luva, recebi uma atualização do From our home to yours. Não fiz a cobertura que pedia por total falta de atenção ao ler a receita (quando vi já estava no forno! rs) e mudei de bicarbonato de sódio p/ fermento pois não gosto do gosto residual que o bicarbonato SEMPRE deixa na comida... Conto que o bolo fez o maior sucesso aqui em casa! Acabou praticamente em 1 dia!!! Aprovadíssimo...


Bolo de Melado de Cana
Ingredientes
Extraído daqui.
Massa
02 ovos
1/2 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de manteiga sem sal (coloquei 100g)
01 xícara de melado de cana (1)
01 colher (chá) de fermento químico em pó (2)
01 pitada de sal
02 xícaras de farinha de trigo peneirada
01 xícara de água filtrada (3)

Cobertura (não fiz)
Veja aqui!

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma redonda (eu usei uma no. 20 c/ furo no meio) e polvilhe farinha. Numa tigela, bata os ovos e o açúcar até esbranquiçar. Junte a manteiga e o melado e continue batendo. Após homogeneizar, adicione o sal, água e farinha peneirada, alternadamente e continue batendo. Por fim, adicione o fermento e misture para homogeneizar. Despeje na forma e polvilhe a cobertura. Com uma faca, faça cortes na massa para a mistura penetrar e asse em forno pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos, ou até um palito sair limpo.

(1) usei um pouco menos, tipo uma xícara rasa, c/ medo de ficar muito doce!
(2) como disse, a receita original pedia por bicarbonato de sódio.
(3) na receita não tinha indicação de temperatura de utilização dos ovos, manteiga e água; aí, usei na temperatura ambiente, mais indicada p/ bolos.