segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bolo de Limão c/ Calda

Nas férias, fui p/ casa de uma amiga colocar a fofoca em dia, distrair, rir e... cozinhar! Vendo os livros que eu tinha levado p/ escolhermos nosso cardápio e visitando alguns blogs, ficamos com uma LOUCA vontade de comer bolo! Daqueles simples mesmo. Olhando o "How to be a Domestic Goddess", de Nigella Lawson, encontramos a receita perfeita p/ o que queríamos: um bolo de limão daqueles levinhos, simples mas com caldinha e tudo... Ela chamou sua vizinha, uma criança bem animada e que adora um bolinho, p/ lanchar c/ a gente e a menina acabou levando um pedaço p/ os pais também. Eis que hoje eu recebo um e-mail desta minha amiga pedindo a receita porque os pais da menina adoraram!!! Ao invés de passar p/ ela, preferi publicar, p/ quem quiser provar...
Algumas observações antes da receita:
  • Infelizmente, a foto não faz jus ao bolo! De noite, na pressa de servir e na vergonha de ser vista fotografando comida, nenhuma saiu legal! =/ Mas, p/ não falarem que não postei nenhuma, deixo uma - menos horrível - da fatia e do pratinho gracinha da minha amiga! =D
  • Pela primeira vez na história, Nigella não explica parte da receita... Podem pensar que eu não li direito; que, por estar em inglês, eu não entendi e tudo o mais mas... não fui a única que não achou o modo de preparo da calda! Minha amiga (muito boa em inglês, por sinal!) leu e releu a receita e não encontrou também! Por isso, o que coloco aqui é o que fizemos, embora não ache que seja o correto, uma vez que o livro diz que a calda deveria ser crocante e, da forma que fizemos, não foi assim que ela ficou! Mas, garanto, ficou uma delícia!
  • As medidas estão adaptadas para o nosso limão tahiti, já que o "lemon" citado no livro é o limão siciliano.

Lemon-Syrup Loaf Cake
Ligeiramente adaptado do "How to be a Domestic Goddess", de Nigella Lawson
Ingredientes
Massa
½ xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ xícara (chá) + 01 colher (sopa) de açúcar
02 ovos grandes em temperatura ambiente
Raspas de 01 limão (1)
01 xícara (chá) + 01 colher (sopa) de farinha de trigo para bolo (2)
01 pitada de sal
04 colheres (sopa) de leite

Calda
02 colheres (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo
Massa
Pré-aqueça o forno a 175ºC e unte uma forma de bolo inglês média. Bata a manteiga e o açúcar até homogeneizar bem. Adicione os ovos e as raspas de limão, batendo bem. Adicione a farinha e o sal e misture gentilmente, porém, totalmente. Então, adicione o leite e, após homogeneizar, o suco de limão. Misture novamente e despeje sobre a forma preparada. Asse por, aproximadamente, 45 minutos, ou até ficar dourado (faça o teste do palito!).

Calda
Enquanto o bolo ainda estiver no forno, prepare a calda misturando os ingredientes e levando ao fogo até dissolver. Quando o bolo sair do forno, despeje a calda sobre ele e espere esfriar para servir.

(1) colocamos o suco de ½ limão também!
(2) essa farinha já tem fermento. Você pode colocar 01 colher (chá) de fermento em pó em cada xícara (chá) de farinha de trigo comum e misturar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário