quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Macarrão com Couve-Flor e Queijo ao Forno

Sumi de novo, certo? Esse sumiço foi por causa da mudança de PC! O meu último estava pedindo pelo amor de Deus p/ ser aposentado... Até agora não consegui colocar todos os programas que preciso no novo e, por isso, deixei de postar.

Mas, sem mais desculpas, trago hoje uma receita do Jamie Oliver! Um macarrão fácil e rápido de ser preparado, ótimo p/ jantares expressos!!!

Macarrão com Couve-Flor e Queijo ao Forno
Ligeiramente adaptado do livro "Revolução na Cozinha", do Jamie Oliver
Ingredientes
1/2 pé de couve-flor
200g de queijo cheddar (substitui por queijo prato)
100g de queijo parmesão
Um punhado de salsa fresca
Sal a gosto
400g de macarrão seco (cotovelo, penne ou outro de massa curta)
200g de crème fraîche (1)

Modo de Preparo
Para preparar a massa
Descarte as folhas verdes externas da couve-flor e fatie a extremidade do talo. Divida a couve-flor em pequenos buquês. Corte o talo grosso ao meio, no sentido do comprimento, depois fatie-o finamente. Rale o cheddar e o parmesão dentro de uma tigela refratária que encaixe na boca da panela que você cozinhará o macarrão. Pique os talos e as folhas de salsa.

Para cozinhar
Ponha uma panela grande de água salgada (01 colher de chá de sal para cada litro de água) para ferver. Adicione o macarrão e toda a couve-flor e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Acomode a tigela de queijo sobre a panela e adicione o crème fraîche. Mexa em intervalos até que o queijo esteja derretido e uniforme. Se a água da panela ferver, apenas abaixe o fogo. Acrescente a salsa picada ao queijo derretido e tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino (não usei a pimenta). Remova a tigela utilizando um pano de prato ou com luvas de forno e reserve. Passe o macarrão por um escorredor sobre uma tigela, reservando a água do cozimento. Coloque a massa de volta na panela, despeje o queijo derretido por cima e misture. Deve ficar com uma consistência macia, mas se achar muito grosso, adicione uma borrifada da água do cozimento. Você pode servir a massa assim ou finalizá-la sob a grelha para gratinar. Para isso, pré-aqueça a grelha em temperatura média para alta. Adicione 150ml da água de cozimento reservada ao macarrão, misture e transfira-o para uma travessa de assar. Deixe sob a grelha até ficar dourado e borbulhante.

Rendimento: 4 a 6 porções.

(1) como não encontrei e o Jamie ensina a fazer, segui seus passos: misture bem 1 1/2 xícara de creme de leite fresco com 1/2 xícara de iogurte natural e deixe descansar na geladeira numa vasilha tampada por cerca de 6 horas ou uma noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário