domingo, 19 de setembro de 2010

Petit Gateau


Quando estava a toa na vida, a procura de outro estágio, fazia sobremesas gostosas no meio da semana porque: podia, era gostoso e, além de tudo, para testar mais receitas durante a semana! ;-D

Numa dessas investidas, vi no livro da Nigella, "How to be a domestic goddess", uma foto que parecia de petit gateau mas com outro nome... Observando o título (1), os ingredientes, o modo de preparo e tudo mais, percebi que se tratava, sim, da mesma receita. E como há 04 anos estou atrás da receita perfeita de petit gateau (desde que fiz uma receita que deu super certo, desenformou lindamente e nunca mais consegui repeti-la, mesmo pesando religiosamente todos os ingredientes), não tive dúvidas de que precisava testar a receita da Nigella e, claro, ela não me decepcionou!

Molten Chocolate Babycakes
Extraído de "How to be a domestic goddess", de Nigella Lawson
Ingredientes
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida
340g de chocolate amargo (2)
1/2 xícara de açúcar
04 ovos grandes, batidos com uma pitada de açúcar
01 colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara de farinha de trigo
Manteiga sem sal para untar

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a, aproximadamente, 200oC. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (3) e reserve. Em outra vasilha, misture a manteiga e o açúcar e, gradualmente, os ovos batidos com a pitada de sal. Em seguida, adicione o extrato de baunilha e, por último, a farinha e mexa até homogeneizar. Então, quando tiver tudo bem misturado, adicione tudo ao chocolate, já resfriado, e homogeinize até obter uma massa lisa. Divida-a entre seis forminhas tipo de bolinhos, pequenas, já untadas (4) e leve ao forno por 10 a 12 minutos (5). Desenforme-os imediatamente e sirva-os com sorvete, mais tradicionalmente, de creme (6).

(1) molten, em inglês, que dizer fundido, derretido.
(2) Usei chocolate 70% de cacau mas, entendo, que para alguns é muito forte... o sabor realmente fica bem pronunciado e, por isso, não vejo problema nenhum em mesclar os chocolates, colocando uma porcentagem de chocolate ao leite na mistura.
(3) Lembre-se sempre de usar potência média e colocar o tempo gradualmente, mexendo o choclate entre os intervalos de tempo, para que não queime! Eu uso, aproximadamente, 2:30 minutos em potência média para derreter essa quantidade.
(4) Eu uso forminhas de bombocado, altas, que tenho mas qualquer forminha tipo bolinho, mais alta, serve. E, após untar as forminhas com manteiga derretida, gosto de polvilhar cacau em pó nelas, antes de colocar a massa.
(5) Os bolinhos devem estar assados por fora e mole por dentro. Fique atento ao tempo de forno pois se assarem demais viraram apenas bolinhos e perderam grande parte de sua graça!!!
(6) Confesso que prefiro como está na foto, com sorvete de flocos e Nigella sugere sirva-los com chantilly, crème fraîche ou custard também...

Rendimento: fiz meia receita e consegui 04 porções.

Dicas: você pode fazer a receita toda e congelar o que não for assar imediamente, assim, quando quiser uma sobremesa SUPER gostosa está fácil... é só aquecer o forno! =D E, caso faça isso, fique atento ao tempo de forno, geralmente, 12 minutos basta mas... não custa dar uma olhadinha melhor, ne?

Nenhum comentário:

Postar um comentário