sábado, 25 de setembro de 2010

Conchinhas c/ molho cremoso de bacon defumado e ervilhas

Assim que comprei meu primeiro livro do Jamie Oliver, torci o nariz para esta receita. Apesar da foto bonita tinha ervilhas! E eu não gosto de ervilhas... mas, resolvi quebrar o impacto inicial e testa-la, afinal, as ervilhas são congeladas! E como foi bom voltar a trás... as ervilhas congeladas não tem aquele gosto farinhento das enlatadas... São bonitas e até explodem na boca! =D

Antes da receita, quero alertar que, quem estiver de dieta, não deve nem olhar.... O molho é feita a base da gordura do bacon. É, você leu certo sim, da GORDURA do bacon, aquela que solta quando ele frita... E é BEM gostoso e um pouco refrescante, pela hortelã presente.

Conchinha com molho cremoso de bacon defumado e ervilhas
Extraído de "Revolução na cozinha", de Jamie Oliver
Ingredientes
10 fatias de bacon defumado
Um punhado pequeno de hortelã fresca
150g de queijo parmesão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto (1)
400g de macarrão tipo conchinha seco
Azeite de oliva
Uma bolota de manteiga (considerei 20g)
300g de ervilhas congeladas
02 colheres (sobremesa) cheias de crème fraîche (veja aqui)
01 limão-siciliano (2)

Modo de Preparo
Fatie finamente o bacon. Arranque as folhas de hortelã e descarte os talos. Rale finamente o parmesão. Reserve todos estes ingredientes separadamente. Ponha uma panela grande de água salgada para ferver. Quando levantar fervura, adicione as conchinhas e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Coloque uma frigideira larga em fogo médio com um pouco do óleo e a manteiga. Acrescente o bacon, polvilhe com um pouco de pimenta-do-reino e frite-o até que fique dourado e encolha. Enquanto isso, pique finamente as folhas de hortelã. Assim que o bacon dourar, acrescente as ervilhas congeladas e dê uma boa sacudida na frigideira. Após cerca de 01 minuto, adicione o crème fraîche e a hortelã picada. Escorra a massa sobre uma tigela para reservar um pouco da água de cozimento. Coloque a massa na frigideira. Corte o limão ao meio e esprema o suco sobre a massa. Quando estiver tudo borbulhando, tire do fogo. É importante que o molho fique cremoso e uniforme mas, se parecer muito grosso, adicione uma borrifada da água do cozimento reservada. Acrescente o queijo parmesão e misture tudo.

(1) não usei.
(2) ou 1/2 limão tahiti.

Rendimento: 4-6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário